Midea Carrier

Notícias

Social

Midea Carrier é fornecedora do sistema de climatização do Museu do Amanhã

Visto de fora, o Museu do Amanhã, inaugurado em dezembro no Rio de Janeiro, surpreende pelo arrojado projeto arquitetônico que leva a assinatura do espanhol Santiago Calatrava. Ele diz ter se inspirado na flora brasileira para desenhar os contornos do edifício que lembra uma bromélia da Mata Atlântica. Nos bastidores, tecnologias de última geração garantem que o prédio funcione, respeitando o meio ambiente e alinhadas aos padrões da LEED® – certificação internacional para construções sustentáveis - e que seguem o conceito de eficiência energética.

Entre os equipamentos que dão suporte ao projeto de sustentabilidade do Museu estão os chillers de alta eficiência da Midea Carrier que funcionam para gerar conforto térmico aos visitantes. “Por se tratar de um projeto sustentável, as nossas soluções permitiram essa aplicação especial, pois se adequaram perfeitamente às especificações do projeto. No Museu foram instalados os chillers 30XW e o 23XRV, este último, considerado o equipamento mais eficiente do mundo”, comenta Georges Ghanem, gerente nacional de Building, Systems and Service da Midea Carrier.

Segundo Mauricio de Barros, diretor da CONSULTAR Engenharia, empresa responsável pelo projeto de ar-condicionado e ventilação mecânica do prédio, um dos maiores desafios do Museu do Amanhã foi a utilização da água do mar da Baía de Guanabara no sistema de climatização. Para isso, uma empresa especializada desenvolveu um projeto de tratamento da água e coube à Consultar encontrar a forma mais eficiente para o uso da água do mar no sistema de ar condicionado do Museu.

 

Um dos indicadores de sucesso do projeto foram as variações de temperatura da água do mar no Rio de Janeiro que confirmaram que havia grande potencial de operação com elevada eficiência energética por meio do uso para rejeição do calor dos condensadores dos chillers. Entretanto, o engenheiro explica que essas variações da temperatura da água não acompanham as variações da temperatura externa, pois ela não depende do clima local e sim, das correntes marinhas. Em meio a esse desafio, a empresa precisava de equipamentos específicos.

“Era necessário ter um chiller que apresentasse comportamento robusto em todas as combinações de carga térmica e temperatura no condensador e que, principalmente, pudesse aproveitar os períodos de baixa temperatura no condensador para operação com a máxima eficiência energética. Os equipamentos com compressor parafuso 23XRV e 30XW foram os escolhidos, pois atendiam esses requisitos. O 23XRV foi usado como a base de geração de água gelada do sistema devido a sua maior eficiência, e o 30XW para complementação da carga térmica e pela redundância necessária para garantira segurança operacional, explica Mauricio de Barros.

De acordo com o engenheiro, a configuração adotada no projeto do Museu do Amanhã proporciona condições únicas de operação, pois mesmo em dias de elevadas temperaturas externas típicas da cidade do Rio de Janeiro, é possível proporcionar condições de operação do sistema de ar condicionado com níveis de eficiência energética só alcançados em climas mais frios.

Conheça os chillhers instalados no Museu do Amanhã

O chiller AquarForce 30XW é produzido no Brasil e conhecido por contar com a mais alta tecnologia em resfriadores de líquido de velocidade fixa disponível no mercado. Todas as capacidades, de 150 a 400 TR, utilizam gás HFC R-134a, que não agride a camada de ozônio, não é tóxico, não inflamável e é livre de cloro. Além disso, são equipados com compressores parafuso modelo 06T de última geração, menos ruidosos. Seu uso é ideal tanto para novas construções quanto retrofits, além de ser excelente opção para projetos LEED® e que demandem alta eficiência energética. O ganho de pontos LEED  fica em torno de 1 a 19 no quesito eficiência.

A Midea Carrier superou os padrões da indústria de eficiência energética através do chiller AquaEdge 23XRV, da Carrier, ultrapassando em até 44% os padrões de

 

eficiência da norma segundo a norma ASHRAE 90.1, da Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado. O premiado chiller parafuso com condensação a água e velocidade variável trabalha com fluido refrigerante HFC R-134a, que não agride a camada de ozônio e tecnologia de compressão Foxfire, o que o torna um dos mais eficientes, confiáveis e robustos resfriadores de líquidos do segmento.

O 23XRV é o que há de mais moderno em sistemas de água gelada, com altíssima eficiência energética, baixo custo operacional e excelente faixa de aplicação. Sendo o chiller mais avançado e eficiente do mundo, com um IPLV de até 0,299 kW/ton, o 23XRV é a tecnologia de ponta em resfriadores de líquido. Disponível nas capacidades de 250 a 550 TR, é equipado com o compressor parafuso tri-rotor com deslocamento positivo e assegura uma operação estável sob todas as condições de carga, sem a possibilidade de sobrecarga no compressor.


Sobre a Midea Carrier no Brasil

 

Em agosto de 2011, a Carrier, empresa fundada pelo inventor do ar-condicionado, Willis Carrier, e a Midea assinaram o contrato de joint venture para produção e distribuição de sistemas de climatização de ar e eletrodomésticos no Brasil, Argentina e Chile. O acordo marcou a criação da Midea Carrier ABC JV.

Com as duas plantas existentes no Brasil, a empresa tem hoje o maior centro fabricante de ar-condicionado da América Latina, com capacidade instalada que ultrapassa um milhão de unidades ao ano. É detentora das marcas Midea, Carrier, Springer e Toshiba (para distribuição de ar-condicionado), oferecendo soluções completas para climatização residencial, comercial e de grandes obras e eletrodomésticos que facilitam e trazem novas experiências para o dia a dia.

Para garantir a perfeita distribuição de seus produtos, a Midea Carrier possui mais de 200 lojas especializadas “Casas Carrier” e “Totaline”, além de um grupo com cerca de 700 revendedores credenciados e a presença nas principais lojas de varejo e e-commerce do Brasil. A Carrier é co-fundadora e membro do GBC – Green Building Concil, ONG que visa fomentar a indústria de construção sustentável no mundo.

Conheça um pouco mais da empresa em www.mideacarrier.com.br

Copyright Midea Carrier ® 2013 - todos os direitos reservados